Na tarde desta terça-feira (7), às 15h, a Susep realizou uma coletiva de imprensa online para apresentar o novo Sistema de Consulta de Seguros. Na oportunidade, o superintendente, Alessandro Octaviani falou sobre os benefícios da novidade e mostrou que 800 milhões de apólices poderão ser consultadas. Hugo Saisse, técnico da Susep, foi o responsável pela demonstração prática do sistema.
Com o novo sistema, que estará disponível a partir da próxima segunda-feira (13), todo cidadão conseguirá pesquisar os seguros que possui em seu nome. Com isso, o segurado vai poder identificar se todas as suas apólices se encontram devidamente registradas e, principalmente, se todos os seguros que constam em seu nome foram voluntariamente e conscientemente contratados.
O superintendente, Alessandro Octaviani também mostrou que o órgão fiscalizador e as seguradoras serão beneficiadas com o novo sistema. “A Susep vai ganhar uma colaboração dos clientes, que vão avisar em tempo real sobre qualquer problema. Com isso, o nosso escopo para conseguir informações sobre o mercado vai aumentar consideravelmente”, explica.
“Para os seguradoras, o sistema vai gerar um aumento de confiança no mercado inteiro, e um mercado que tem muita confiança, gera mais negócios”, completa ele.
Questionado pelo CQCS, quais medidas de proteção de dados estão sendo implementadas para garantir a privacidade e a segurança das informações dos segurados, Alessandro conta que desde o começo da estruturação do sistema, a Susep colocou como premissa ter o melhor tratamento de dados. “Toda disciplina jurídica que trata desses dados é fundamental, seja a política de defesa cibernética, como a LGPD. A Susep está muito atenta, isso para nós é algo muito central”, finaliza.